A pandemia acelerou processos de automatização no setor financeiro, vindo como uma avalanche do mercado e uma das maiores adversidades dos últimos anos.
Na prática, a situação toda vem como uma tempestade, com dificuldades jamais esperadas e que ainda vão impactar bastante o mercado devido a todas as restrições e bloqueios.
Pensando nisso, é essencial considerar como exatamente isso aconteceu, o que esperar e até quais foram as necessidades e formatos que a sua empresa aderiu em pouquíssimos meses.
Digitalização e mudanças do mercado
A digitalização é um processo de mudança que vem acontecendo há alguns anos, desde o surgimento e popularização da internet.
Na prática, as mudanças mais significativas incluem a questão da comunicação e meios disponíveis.
Por exemplo, se antes as cartas eram o grande auge da comunicação, os emails substituíram esse meio e, anos mais tarde, surgiram os SMS e os meios de comunicação rápida, como o WhatsApp, redes sociais, etc.
Neste cenário, uma pesquisa da Automation With Intelligence da Deloitte mostrou que o ano de 2020 fez com que quase 75% das organizações investissem em automação inteligente.
Comparado ao ano anterior, foi um aumento de quase 60%.
Considerando os últimos anos, o setor financeiro também cresceu com as fintechs e bancos digitais.
Esses se popularizaram cada vez mais no mercado, e não apenas entre os mais jovens.
Isso tudo resultou em um aumento na competitividade, mas também em maiores possibilidades de lucros, vendas e escalabilidade.
Em resumo, se antes uma empresa ficaria presa a um campo de mercado geográfico, dos clientes mais próximos, a internet amplia isso para o mundo.
No quesito automação, você passa a ter acesso a softwares e processos que melhoram o funcionamento da empresa.
Portanto, é possível realizar mais tarefas em menos tempo, reduzir custos, melhorar serviços, integrar equipes e mais.
Importante
Um dado importante e ignorado por muitas empresas é o fato de que milhares de pessoas só passaram a ter uma conta bancária nos últimos dois anos.
Isso porque, foi quando aconteceu a abertura de contas para recebimento do auxílio emergencial.
Logo, mesmo que uma conta bancária seja algo muito comum, muitos brasileiros só passaram a ter isso recentemente.
Como a pandemia acelerou processos de automatização no setor financeiro
Mesmo antes do início da pandemia, o mundo inteiro já vinha mudando e os setores financeiros passavam por diversas alterações e processos.
Afinal, era preciso se adaptar aos novos públicos e mercados.
A partir do início da pandemia, os mercados sofreram um impacto significativo. Primeiramente devido ao fechamento e restrições adotadas pela crise econômica e sanitária.
Neste cenário, os negócios começaram a buscar alternativas de funcionamento.
Por exemplo, aquelas empresas que pouco se envolviam no meio digital precisaram ampliar sua atuação online e descobrir novas maneiras de atingir o público.
Da mesma maneira, surgiu a necessidade de evoluir no mercado, acompanhando o que está acontecendo e aquilo que os clientes em potencial estão procurando.
Essa modernização garante a melhora na eficiência e resultados, mas não significa que seja fácil.
Inclusive, diversos negócios resistiram a mudança e grande parte deles acabou quebrando no meio do caminho.
Mas, diante de tudo isso, como foi que a pandemia acelerou processos de automatização no setor financeiro?
Na prática, a pandemia forçou as empresas a se adaptar, apostando em automação, segurança e resultados.
Portanto, o setor financeiro se torna mais assertivo, rápido e competitivo.
Em outras palavras, não basta migrar para o mundo digital, é preciso ter um software que automatize o funcionamento da empresa.
Como isso impacta o setor financeiro?
Em resumo, o setor financeiro se torna mais independente, eficiente e reduz custos nas operações e no trabalho.
Se antes você precisava completar planilhas manualmente e analisar esses dados para chegar a números finais, a automação faz isso a cada segundo, sem que você precise fazer nada.
Logo, a equipe pode se dedicar a outras tarefas e observar rapidamente os indicadores.
Com isso, é possível prever resultados, estimar números, identificar bem como corrigir erros e muito mais.
Indícios de que a pandemia acelerou processos de automatização no setor financeiro
Algumas pesquisas mostram que as empresas do Brasil estão entre as que mais investiram em automatização e, como resultado, trouxe alguns indícios significativos. Como:
- Geração de insights relevantes e escaláveis;
- Aceleração de resultados;
- Foco em outras atividades humanas;
- Menos processos burocráticos;
- Evita a perda de dados e prazos;
- Aumento na segurança dos setores;
- Integração de setores;
- Novos formatos de gerenciamento;
- Redução de custos em diversas áreas;
- Redução de erros e percepção rápida de problemas;
- Os serviços ficam simples e rápidos, etc.
Enfim, a pandemia acelerou processos de automatização no setor financeiro trazendo uma nova realidade para o mercado e empresas, novas oportunidades e preparo para as próximas mudanças que estão por vir.
Como a Token vai te ajudar na Era Digital?
A Token desenvolve soluções destinadas a atender as exigências da Era da Transformação Digital. Com experiência de mais de 25 anos no setor, a Token oferece soluções para integrar a empresa cliente, ao competitivo e veloz cenário digital.
Sua empresa não perderá tempo para achar o porquê e como resolver gargalos, que impedem a fluidez de seus processos financeiros.
Os serviços e soluções oferecidos pela Token, conectam empresas de toda a cadeia produtiva aos seus respectivos clientes e parceiros. Com a Token sua empresa estará alinhada com o presente e o futuro.
Para não se distanciar da transformação digital, entre em contato com a Token Services!