A partir do crescimento do mercado, surgem também os impactos da inteligência artificial no mercado financeiro.
Entretanto, é natural que você não consiga acompanhar ou mesmo entender exatamente esses impactos, visto que o mercado é bastante dinâmico, a tecnologia está sempre em crescimento e novas coisas aparecem.
Por exemplo, hoje sabemos que a AI é principalmente usada como forma de aumentar as vendas, garantir o processo de interação e análise de dados, mas também por uma questão de segurança.
Na prática, o método como isso funciona exatamente, não é tão conhecido, mas dá para ter uma ideia geral de tudo, sendo esse o papel mais básico que você deve ocupar: o de entender e buscar saber mais.
Então, vamos entrar um pouco mais nesse assunto, ampliando os seus horizontes.
Impactos da inteligência artificial no mercado financeiro – Breve contexto
A princípio, a inteligência artificial recebeu o conceito como conhecemos hoje em 1950, na Universidade de Carnegie Mellon.
Inicialmente, toda a tecnologia era voltada para o âmbito acadêmico.
Seis anos depois, o mundo recebia um novo agito em New Hampshire, no conhecido Darmouth College.
Independentemente do ano e até mesmo dos criadores que, claro, tem a sua importância histórica, a inteligência artificial não parou de crescer desde então.
Idealizada em filmes e já fazendo parte do cotidiano comum de qualquer pessoa que acessa a internet, um caixa de banco, entre outros locais.
Dessa forma, a inteligência artificial não se trata apenas de uma tecnologia, mas da aliança entre várias ferramentas e sistemas que funcionam em harmonia.
Com isso, o software é capaz de perceber, compreender e atuar por conta própria, de maneira automatizada, principalmente para complementar ações que seriam humanas.
Imagine, por exemplo, se você tivesse que ficar online 24 horas por dia, 7 dias por semana, para responder alguém que poderia aparecer no seu site.
Quase impossível não é mesmo?
Então, a AI vem para resolver esse problema de maneira bem simples, seja segmentando o público e direcionando ou mesmo resolver toda a questão.
Falando em número, um estudo realizado pela Accenture afirma que um dos principais impactos da inteligência artificial no mercado financeiro se refere a fonte de crescimento.
Assim, a previsão é de que o crescimento econômico anual se duplique.
Neste cenário, a produtividade teria um aumento de mais de 40%.
E o que mais a pesquisa está dizendo?
Ainda que os impactos sejam financeiramente interessantes, é válido pensar em alguns outros números disponibilizados pela Accenture.
Portanto, a pesquisa afirma que mais de 5% dos empregos seriam descartados.
Pesquisa reforçada pela IDC/Salesforce.
De acordo com este último, a inteligência artificial poderia aumentar a receita global dos negócios em mais de US$ 1 trilhão e criar novos empregos.
Inclusive, esta é uma questão que está sempre em discussão.
Acontece que, ao mesmo tempo que a AI pode reduzir alguns empregos, já que elimina algumas profissões, traz um crescimento diferenciados para o mercado de novos serviços.
Por exemplo, você não precisa mais de alguém para responder os seus clientes o tempo todo.
Entretanto, vai precisar de alguém para cuidar da gestão, melhorar as ferramentas e implementar essa inteligência nos sistemas.
Dessa forma, podemos afirmar que um novo mercado de trabalho vem crescendo e, este, exige maior profissionalização.
Pode parecer confusa, essa dualidade, mas é que realmente se trata de uma faca de dois gumes.
Sendo assim, sempre que pensar nos impactos da inteligência artificial no mercado financeiro, lembre-se de uma frase famosa de Hamlet:
“Nada em si é bom ou mau; tudo depende do que pensamos.”
O que esperar para o mercado financeiro
A partir de tudo o que apresentamos até aqui, existe uma certeza absoluta: as coisas vão mudar e novas ideias vão surgir.
É quase certo que o mundo não vai se manter estático e que, a AI, vai começar a fazer parte do dia-a-dia comum.
Exemplo disso são os bancos, que já aderiram aos benefícios dessa tecnologia.
Uma preocupação desse mercado seria a concentração de riqueza em poucas mãos, algo que já acontece, inclusive.
Ao mesmo tempo, temos a questão da mão de obra de mercado, que ainda é baixa se comparada ao número de novas profissões e a falta de cursos.
Ou seja, existem alguns bons cursos, mas alguns muito caros e fora do orçamento do brasileiro, ao passo que muitas pessoas ainda não estão dentro dessa modernização.
Afinal, não é incomum ver trabalhadores que não fazem ideia do que é inteligência artificial ou como ela funciona.
Assim, os impactos da inteligência artificial no mercado financeiro vêm sendo mais discutidas ao longo dos anos e a expectativa é que esse crescimento se torne contínuo.
Por outro lado, ainda existe um grande espaço que precisa e pode ser ocupado, algo que pode acontecer nos próximos anos.
A realidade do mercado financeiro
O mercado financeiro se tornou um dos principais receptores de informações, onde os clientes não apenas conversam, mas depositam uma série de dados relevantes.
Se pensarmos bem, é ali onde estão informações bancárias, de serviços, transações e dados pessoais, como endereços e números de identificação.
Ao mesmo tempo, os sistemas conseguem interagir e entender o comportamento desses clientes.
Algo que enriquece ainda mais a inteligência artificial e proporciona o avanço tecnológico.
Dessa forma, a realidade do mercado financeiro é que os canais estão aumentando de maneira exponencial e complexa, quebrando diversas fronteiras.
Com entregas de serviços e informações mais ricas, ágeis e flexíveis, a previsão é de constante inovação, tudo com tecnologia de ponta.
E, ao mesmo tempo, reduz os custos e transformam as organizações, empresas e negócios.
A partir disso, nós da Token, esperamos que essa discussão cresça cada vez mais e se concentre em um novo futuro.
Talvez, um futuro não apenas mais promissor e lucrativo, mas também igualitário e justo para novos públicos, permitindo o empoderamento de novos profissionais e profissões.
Se isso não acontecer, é provável que tenhamos de lidar com outras questões em um futuro não tão distante: a crise existencial coletiva, a falta de mão de obra e, talvez, outras ainda mais graves, como a miséria.
Como a Token vai te ajudar na Era Digital?
A Token desenvolve soluções destinadas a atender as exigências da Era da Transformação Digital. Com experiência de mais de 25 anos no setor, a Token oferece soluções para integrar a empresa cliente, ao competitivo e veloz cenário digital.
Sua empresa não perderá tempo para achar o porquê e como resolver gargalos, que impedem a fluidez de seus processos financeiros.
Os serviços e soluções oferecidos pela Token, conectam empresas de toda a cadeia produtiva aos seus respectivos clientes e parceiros. Com a Token sua empresa estará alinhada com o presente e o futuro.
Para não se distanciar da transformação digital, entre em contato com a Token!