Conhecer algumas aplicações de inteligência artificial no mercado financeiro é a melhor saída para entender essa revolução de processos que vem acontecendo em todo o cenário mundial.
Ao mesmo tempo, essa pode ser a resposta que você estava buscando para entender como pode suar essa tecnologia no seu negócio e ter mais chances de alavancar os seus lucros de uma vez por todas.
Então, não perca mais tempo, pare tudo o que está fazendo e vamos começar!
1# Autosserviço ou autoatendimento
O autosserviço é uma das principais aplicações de inteligência artificial no mercado financeiro porque reduz o trabalho das empresas.
Basicamente, diversos serviços que exigiam o atendimento ao público são eliminados a partir desse uso da IA, para que você tenha mais tempo para outras atividades.
Principalmente quando falamos em aplicativos e sites.
Como exemplo, podemos citar a CPFL que tem um sistema de autoatendimento simples e funcional.
Para conferir informações e segunda via, você não precisa mais entrar em contato com a empresa. O sistema faz isso.
Em termos simples, o autoatendimento começa com a interação do usuário, através do acesso.
Em seguida, produtos e serviços são oferecidos, para que o usuário tenha opções e complemente sua experiência.
Pensando no mercado financeiro, você começa a gerenciar as suas finanças de maneira autônoma, por um canal de que realmente gosta e que consegue fluir bem.
O resultado, é uma maior satisfação do público, já que o sistema é prático, rápido e funciona. Ao mesmo tempo que retém o público.
2# Chatbots entre as principais aplicações da inteligência artificial no mercado financeiro
Não há como negar que os chatbots representam uma parte importante da IA e também uma das principais atividade e usos de tal tecnologia.
Isso porque, essa funcionalidade é capaz de melhorar a experiência dos usuários ao mesmo tempo que reduz o trabalho e o investimento em mão de obra.
Afinal, você não vai precisar de uma equipe inteira para ficar no atendimento ao público.
Dessa forma, o chatbot funciona, principalmente, para retirar dúvidas comuns e resolver pequenos problemas.
Claro que, em alguns casos, pode ser necessário direcionar o usuário até um atendente humano.
A vantagem da inteligência artificial é o aprendizado do próprio sistema.
Em outras palavras, ao longo do tempo, a máquina consegue ir aprendendo de acordo com a interação com usuários e o próprio software.
Como resultado, melhora a capacidade de resolver problemas em menos tempo e ainda atender melhor o cliente.
Justamente por isso, é muito comum que os usuários de um mercado “reclamem” ou apontem erros no sistema durante os primeiros meses.
Porém, depois disso, o sistema vai aprendendo e as reclamações são reduzidas drasticamente.
3# Integração de produtos
Pensando no mercado financeiro, a integração de produtos é essencial para que todo o sistema funcione de forma autônoma e sem erros.
Assim, entre as aplicações da inteligência artificial temos os produtos que são integradas ao sistema para executar ações e transações.
Entre o exemplo mais comum estão os cartões de crédito e débito, que são cadastrados em outros sistemas e que ali, ficam salvos.
Como resultado, o usuário tem facilmente acesso a tudo o que precisa, conseguindo realizar toda a ação com segurança e rapidez.
Nos sistemas de varejo por exemplo, isso também facilita a compra, já que o cliente não vai precisar cadastrar os cartões a cada compra.
Por fim, o sistema também facilita a confirmação desses produtos através de reconhecimento biométrico ou mesmo facial.
Um exemplo prático que podemos destacar aqui é o Mercado Pago.
O produto serve para que você seja capaz de executar diversas transações com o dinheiro em conta, cartões de crédito e outros serviços integrados ao sistema.
Para isso, você pode usar a senha do aplicativo ou mesmo o reconhecimento biométrico, facilitando as transações.
4# Falhas e fraudes – Aplicações da Inteligência artificial no mercado financeiro
Uma das mais importantes e atuais funcionalidades da IA é o sistema que permite a identificação de problemas.
Em síntese, essa tecnologia é capaz de analisar de forma automática o sistema do qual faz parte, mesmo com o grande volume de dados.
Mesmo que não seja visível a olhos humanos, todo esse sistema tem uma certa harmonia de funcionamento.
Como resultado, sempre que alguma ação fora desses padrões ocorre, o sistema pode identificar a questão como fraude ou erro.
Em alguns casos, o próprio sistema bloqueia a atividade, mas também pode enviar uma análise e sempre aprende com aquilo.
Logo, é possível reduzir as chances de que o erro volte a acontecer ou mesmo enviar informações importantes para o mercado, que se prepara para esse tipo de fraude.
Dessa maneira, as fraudes e erros são reduzidas, o sistema se torna mais seguro e as transações ficam mais protegidas.
Um exemplo simples disso são os cartões de crédito.
Geralmente, o sistema do banco monitora e identifica os seus gastos, criando um tipo de padrão.
Suponha então que você tenha R$ 3 mil de limite, mas nunca gaste mais de R$ 1 mil.
Se, por acaso, uma compra for realizada no valor de R$ 1.500, é provável que o cartão tente impedir a ação, o banco te ligue ou mesmo que seja necessário avisar o banco antes da compra.
Tal medida visa evitar as fraudes, que podem gerar uma arrombo nos cofres bancários.
5# Seleção e classificação de usuários
Por fim, uma das aplicações da inteligência artificial no mercado financeiro se refere a seleção e classificação de usuários.
Em síntese, a IA é capaz de distinguir como cada usuário atua, de acordo com pagamentos, dívidas e compras.
O resultado é que, a tecnologia, é capaz de criar diferentes perfis e categorizar os clientes de acordo com essas informações.
Com isso, o sistema envia informações mais relevantes para cada público e também seleciona produtos e serviços que os usuários realmente tem interesse.
Exemplo disso é o sistema da Nubank para liberar ou não cartão de crédito.
Ainda ficou com alguma dúvida? Não deixe de comentar aqui embaixo para que eu possa ajudar você ou aproveite e compartilhe as suas dicas com nossos leitores.
Como a Token vai te ajudar na Era Digital?
A Token desenvolve soluções destinadas a atender as exigências da Era da Transformação Digital. Com experiência de mais de 25 anos no setor, a Token Services oferece soluções para integrar a empresa cliente, ao competitivo e veloz cenário digital.
Sua empresa não perderá tempo para achar o porquê e como resolver gargalos, que impedem a fluidez de seus processos financeiros.
Os serviços e soluções oferecidos pela Token, conectam empresas de toda a cadeia produtiva aos seus respectivos clientes e parceiros. Com a Token sua empresa estará alinhada com o presente e o futuro.
Para não se distanciar da transformação digital, entre em contato com a Token!