Neste artigo, você vai descobrir como a inteligência artificial está mudando o sistema financeiro.
Já que a IA é algo cada vez mais comum no cotidiano e em diversas áreas de mercado.
Pensando nisso, precisamos também falar sobre a pandemia que afetou o mundo todo e como isso impactou em todas as tecnologias e nas relações entre pessoas e com negócios.
Boa leitura!
Pandemia e mercado financeiro – O que você precisa saber?
A pandemia mudou a maneira como nos relacionamos uns com os outros e com o mundo, mudando muitos aspectos de nossa sociedade e economia em vários setores.
O mercado financeiro não foi diferente. Além de serem bombardeadas por pessoas em busca de investimentos mais seguros neste cenário desafiador, as instituições financeiras precisavam adaptar rapidamente seus fluxos de trabalho para sobreviver.
Se as análises do impacto da pandemia no mercado financeiro não tiveram tempo, mais de um ano depois é possível fazer observações mais claras das lições que aprendemos e que nos ajudarão a construir o futuro.
O que é certo é que a pandemia tem sido um fator para fortalecer a tendência de automação e, com ela, para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, caminhando em direção a um mercado saudável e mutável.
Como a inteligência artificial está mudando o cenário financeiro?
A partir da contextualização da pandemia e de como isso impactou na inteligência artificial no mercado, precisamos entender como exatamente tudo isso vem acontecendo.
Em primeiro lugar, o cenário financeiro atual é mais tecnológico, principalmente devido a pandemia, que deu um pontapé inicial no cenário atual.
Assim, a tecnologia é algo cada vez mais cotidiano neste cenário.
Em segundo lugar, temos as alterações do mercado, tanto em relação a tecnologia quanto em relação a necessidade dos clientes.
Isso porque, os consumidores estão mais exigentes em relação a produtos e negócios.
Logo, querem mais informações e não apenas o básico. Ao mesmo tempo em que a tecnologia precisa se adaptar a isso, o mercado financeiro também precisa se adaptar as exigências do público.
Então, não basta ter uma inteligência artificial aplicada ao seu negócio, a IA precisa ser altamente qualificada, pensando nesse público novo.
Em terceiro lugar, temos o conhecimento do público sobre essas tecnologias.
Acontece que os consumidores conhecem mais sobre as inovações do mercado e, como resultado, você precisa estar pronto para esse conhecimento.
Portanto, essa nova tecnologia vem para melhorar a experiência do usuário e transformar a realidade.
Como a mudança está acontecendo?
A inteligência artificial está mudando o sistema financeiro em todas as perspectivas, desde a questão da interação entre público e internet, até a questão de experiência, novas ideias, tecnologias e negócios.
Essa mudança acontece gradativamente, conforme tudo vai acontecendo.
Ou seja, a mudança não se iniciou agora, mas vem acontecendo desde o surgimento da inteligência artificial.
Porem deu um grande salto nos últimos anos e, principalmente, com o surgimento da pandemia. Já que a tecnologia precisou se adaptar a esse novo mercado.
Com o home office, por exemplo, foi preciso levar o escritório para casa e transformar a forma de trabalho.
Logo, tudo o que era feito dentro das empresas, precisou ser feito em casa, com menos pessoas em contato e até com menos ferramentas físicas.
Um exemplo claro disso se refere ao acesso a bancos, já que as agências precisaram fechar, mas as pessoas ainda precisavam realizar uma série de ações.
Com isso, as instituições financeiras aderiram a inteligência artificial para que fosse possível atender a demanda, conversar e resolver problemas.
Da mesma forma, ampliaram o acesso através dos aplicativos e internet banking.
IA na prática
Na prática, podemos analisar como a inteligência artificial está mudando o sistema financeiro a partir de algumas das principais instituições do mercado brasileiro.
Em 2016, por exemplo, o Bradesco lançou a Bia, a assistente virtual desenvolvida para retirar dúvidas comuns dos funcionários.
Um ano mais tarde, com o sucesso da IA, a Bia começou a fazer parte da vida dos clientes do banco, reduzindo o tempo de espera na fila.
Agora, o Bradesco está desenvolvendo o sistema novo e mais potente, visando ter um resultado ainda melhor.
Outro exemplo é o Chip, a inteligência artificial do banco Barclays.
O robô do banco britânico faz uso da inteligência artificial para entender e analisar o consumo dos clientes que tem conta corrente.
O sistema é capaz de enviar pequenas e imperceptíveis quantidades de dinheiro para uma conta Chip.
Dessa forma, os clientes do banco conseguem economizar dinheiro, sem que isso mal seja percebido pelos clientes, como uma aplicação.
Ou seja, o mercado financeiro alavanca aos poucos, junto com as tecnologias.
Mais importante que isso, com esse crescimento, acontece também uma mudança nos panoramas existentes.
Assim, a segurança é elevada, novas ideias surgem, os consumidores tem mais possibilidades e os negócios conseguem evoluir, para acompanhar tudo aquilo que acontece.
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