Conhecer melhor os benefícios da automação de processos em hospitais e clínicas é uma das formas mais fáceis de entender porque é preciso dar esse upgrade nos negócios.
Independentemente da proporção de pacientes atendidos no dia, focar em avanços tecnológicos que podem melhorar as atividades bem como o atendimento é um dos principais meios de ter o seu espaço reconhecido.
Então, aproveite para entender melhor como exatamente isso pode ajudar em todos os setores.
Boa leitura!
1# Paperless – O termo de destaque do ano
O termo paperless começou a ficar conhecido há alguns anos, mas ganhou mais espaço nos negócios a partir de 2020.
Na prática, significa “sem papel”, ou seja, reduzir a impressão de documentos, como relatórios e laudos.
Com isso, dá para evitar que os profissionais fiquem presos a esse tipo de documento, percam informações ou tempo de preenchimento.
Em alguns casos, é realmente necessário imprimir documentos e preencher relatórios físicos.
Entretanto, no dia-a-dia, é possível reduzir bastante isso.
Para isso, a automação foca em compartilhar e usar documentos em nuvem, agilizando o acesso a esses dados.
Por exemplo, imagine que ao chegar em uma clínica, todas as informações estão salvas e disponíveis para o profissional em poucos cliques.
Ou seja, não é preciso procurar a sua ficha, exames e outros, cada qual em um setor diferente.
Logo, facilita o acesso, evita a perda de informações importantes e faz com que o atendimento seja mais rápido e de maior qualidade.
2# Agilidade em atendimentos entre os benefícios de automação de processos em hospitais e clínicas
Entre as vantagens de começar a dar um up no sistema dos hospitais e clínicas se refere a agilidade.
Neste cenário, é válido destacar que uma das principais reclamações dos pacientes se refere a atrasos, perda de documentos importantes ou mesmo as longas filas de espera.
Na rotina, isso pode acontecer por diversos motivos.
Como a necessidade de reunir todos os documentos antes do paciente entrar, fazer ou atualizar cadastros, preencher fichas, etc.
Tudo isso atrasa o sistema e faz com que os minutos passem e a espera se estenda.
Através de um sistema de automação, dá para começar com um cadastro simples e atualizar de maneira constante.
inclusive, dá para fazer isso no instante de marcar a consulta.
Imagine então que o paciente liga para agendar a consulta e já é possível começar o cadastro, com todas as informações mais importantes.
Como nome, endereço, data de nascimento, condições médicas, etc.
Em seguida, quando o paciente chega para a consulta, você apenas confirma os dados e avalia se existem novas informações ou algo a ser alterado.
Tudo isso, aliado com um sistema de informações paperless, torna o atendimento/retorno mais ágil.
3# Gestão geral de hospitais e clínicas
Entre os benefícios da automação de processos em hospitais e clínicas está a melhora na gestão geral.
Na prática, isso significa que os setores ficam mais organizados e toda a equipe sabe exatamente o que fazer e como garantir a melhor atuação.
O destaque aqui está na gestão de medicamentos, exames e materiais.
Em suma, esses três setores necessitam de uma organização mais efetiva e números atualizados.
Logo, a automação permite que aquela instituição seja capaz de saber exatamente quantos materiais tem, medicamentos, estoques gerais, quanto está saindo e quem está retirando, etc.
Além disso, facilita a comunicação no momento de fazer pedidos, repor estoques e informar sobre exames prontos, em atraso, repetições e mais.
Ou seja, tudo que antes seria manual, levando tempo e equipes inteiras, torna-se automatizado.
4# Redução de custos – Um dos maiores benefícios da automação de processos em hospitais e clínicas
A redução de custos é uma das vantagens mais levantadas quando o assunto é automatizar um negócio.
Dessa forma, é válido considerar como impacta na vida do paciente, aumentando as taxas de retorno, mas também falar sobre finanças.
Afinal, com uma melhora na organização das finanças, você consegue remanejar pessoas e setores, investir em coisas novas ou mesmo evitar perdas significativas.
Portanto, trata-se de uma estimulação para reavaliar setores e funcionamentos.
Em resumo, ao automatizar setores de exames, relatórios e estoques, por exemplo, você reduz as perdas.
Então, evita que materiais se percam, vençam ou que não sejam devidamente usados.
Sendo assim, todos os setores ficam mais engajados, a atuação profissional se torna mais assertiva e, financeiramente, passa a ser mais barato manter a instituição.
Vale destacar ainda que a automação melhora o controle da infraestrutura de hospitais e clínicas.
5# Outros benefícios
Vale destacar ainda que existem muitos outros benefícios da automação de processos em hospitais e clínicas.
Por exemplo, dá para garantir que o paciente sempre receba lembretes da consulta, evitando que perda o horário.
Também dá para confirmar a presença do paciente, para reduzir filas e fazer com que os atendimentos aconteçam na hora pré-determinada.
Logo, reduz as aglomerações e reclamações.
Ao mesmo tempo, é possível realizar pesquisas de satisfação, para entender como o paciente vê o seu negócio e onde é possível melhorar.
Inclusive, a automação traz uma integração de equipes.
Neste cenário, cada setor consegue realizar as atividades de maneira mais efetiva, em menos tempo e com uma redução de dilemas e erros.
Tudo isso contribui para a nutrição de pacientes, aumentando a satisfação bem como os retornos.
Então, podemos destacar:
- Definição de métricas para acompanhar e melhorar resultados;
- Reduzir tempo e melhorar atendimentos;
- Mais facilidade para agendamentos, lembretes e atualizações de cadastro;
- Acesso a informações de maneira imediata;
- Melhora na conversa de setores e profissionais, etc.
Importante
Vale destacar que todas as áreas ligadas a saúde necessitam de um atendimento mais humanizado, mesmo com a automação.
Dessa forma, é essencial treinar a sua equipe para oferecer não apenas um bom funcionamento no ambiente digital, mas também presencial.
Assim, você se adequa a esse novo mundo e atinge novos públicos.
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