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Benefícios da automação de processos em hospitais e clínicas

Conhecer melhor os benefícios da automação de processos em hospitais e clínicas é uma das formas mais fáceis de entender porque é preciso dar esse upgrade nos negócios.

Independentemente da proporção de pacientes atendidos no dia, focar em avanços tecnológicos que podem melhorar as atividades bem como o atendimento é um dos principais meios de ter o seu espaço reconhecido.

Então, aproveite para entender melhor como exatamente isso pode ajudar em todos os setores.

Boa leitura!

1# Paperless – O termo de destaque do ano

O termo paperless começou a ficar conhecido há alguns anos, mas ganhou mais espaço nos negócios a partir de 2020.

Na prática, significa “sem papel”, ou seja, reduzir a impressão de documentos, como relatórios e laudos.

Com isso, dá para evitar que os profissionais fiquem presos a esse tipo de documento, percam informações ou tempo de preenchimento.

Em alguns casos, é realmente necessário imprimir documentos e preencher relatórios físicos.

Entretanto, no dia-a-dia, é possível reduzir bastante isso.

Para isso, a automação foca em compartilhar e usar documentos em nuvem, agilizando o acesso a esses dados.

Por exemplo, imagine que ao chegar em uma clínica, todas as informações estão salvas e disponíveis para o profissional em poucos cliques.

Ou seja, não é preciso procurar a sua ficha, exames e outros, cada qual em um setor diferente.

Logo, facilita o acesso, evita a perda de informações importantes e faz com que o atendimento seja mais rápido e de maior qualidade.

2# Agilidade em atendimentos entre os benefícios de automação de processos em hospitais e clínicas

Entre as vantagens de começar a dar um up no sistema dos hospitais e clínicas se refere a agilidade.

Neste cenário, é válido destacar que uma das principais reclamações dos pacientes se refere a atrasos, perda de documentos importantes ou mesmo as longas filas de espera.

Na rotina, isso pode acontecer por diversos motivos.

Como a necessidade de reunir todos os documentos antes do paciente entrar, fazer ou atualizar cadastros, preencher fichas, etc.

Tudo isso atrasa o sistema e faz com que os minutos passem e a espera se estenda.

Através de um sistema de automação, dá para começar com um cadastro simples e atualizar de maneira constante.

inclusive, dá para fazer isso no instante de marcar a consulta.

Imagine então que o paciente liga para agendar a consulta e já é possível começar o cadastro, com todas as informações mais importantes.

Como nome, endereço, data de nascimento, condições médicas, etc.

Em seguida, quando o paciente chega para a consulta, você apenas confirma os dados e avalia se existem novas informações ou algo a ser alterado.

Tudo isso, aliado com um sistema de informações paperless, torna o atendimento/retorno mais ágil.

3# Gestão geral de hospitais e clínicas

Entre os benefícios da automação de processos em hospitais e clínicas está a melhora na gestão geral.

Na prática, isso significa que os setores ficam mais organizados e toda a equipe sabe exatamente o que fazer e como garantir a melhor atuação.

O destaque aqui está na gestão de medicamentos, exames e materiais.

Em suma, esses três setores necessitam de uma organização mais efetiva e números atualizados.

Logo, a automação permite que aquela instituição seja capaz de saber exatamente quantos materiais tem, medicamentos, estoques gerais, quanto está saindo e quem está retirando, etc.

Além disso, facilita a comunicação no momento de fazer pedidos, repor estoques e informar sobre exames prontos, em atraso, repetições e mais.

Ou seja, tudo que antes seria manual, levando tempo e equipes inteiras, torna-se automatizado.

4# Redução de custos – Um dos maiores benefícios da automação de processos em hospitais e clínicas

A redução de custos é uma das vantagens mais levantadas quando o assunto é automatizar um negócio.

Dessa forma, é válido considerar como impacta na vida do paciente, aumentando as taxas de retorno, mas também falar sobre finanças.

Afinal, com uma melhora na organização das finanças, você consegue remanejar pessoas e setores, investir em coisas novas ou mesmo evitar perdas significativas.

Portanto, trata-se de uma estimulação para reavaliar setores e funcionamentos.

Em resumo, ao automatizar setores de exames, relatórios e estoques, por exemplo, você reduz as perdas.

Então, evita que materiais se percam, vençam ou que não sejam devidamente usados.

Sendo assim, todos os setores ficam mais engajados, a atuação profissional se torna mais assertiva e, financeiramente, passa a ser mais barato manter a instituição.

Vale destacar ainda que a automação melhora o controle da infraestrutura de hospitais e clínicas.

5# Outros benefícios

Vale destacar ainda que existem muitos outros benefícios da automação de processos em hospitais e clínicas.

Por exemplo, dá para garantir que o paciente sempre receba lembretes da consulta, evitando que perda o horário.

Também dá para confirmar a presença do paciente, para reduzir filas e fazer com que os atendimentos aconteçam na hora pré-determinada.

Logo, reduz as aglomerações e reclamações.

Ao mesmo tempo, é possível realizar pesquisas de satisfação, para entender como o paciente vê o seu negócio e onde é possível melhorar.

Inclusive, a automação traz uma integração de equipes.

Neste cenário, cada setor consegue realizar as atividades de maneira mais efetiva, em menos tempo e com uma redução de dilemas e erros.

Tudo isso contribui para a nutrição de pacientes, aumentando a satisfação bem como os retornos.

Então, podemos destacar:

  • Definição de métricas para acompanhar e melhorar resultados;
  • Reduzir tempo e melhorar atendimentos;
  • Mais facilidade para agendamentos, lembretes e atualizações de cadastro;
  • Acesso a informações de maneira imediata;
  • Melhora na conversa de setores e profissionais, etc.

Importante

Vale destacar que todas as áreas ligadas a saúde necessitam de um atendimento mais humanizado, mesmo com a automação.

Dessa forma, é essencial treinar a sua equipe para oferecer não apenas um bom funcionamento no ambiente digital, mas também presencial.

Assim, você se adequa a esse novo mundo e atinge novos públicos.

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